Passei chutando no ENEM?

Como chutar no ENEM

Isto mesmo, escrevemos este post para te ensinar a chutar no ENEM. Tdo mundo chuta, quem não sabe nada chuta mais, quem sabe mais chuta menos, mas se não sabe a resposta, deixar em branco, JAMAIS. Poderiamos colocar o chute em duas categorias, uma delas e a mais famosa é contar unicamente e exclusivamente com a sorte, fazendo quase um uni-duni-tê pra escolher sua resposta. A outra forma  e a qual é o foco deste post é chutar de forma inteligente. Segundo Paulo César Pereira, professor de matemática, estatística, probabilidade e análise financeira, a técnica “a arte de marcar X” funciona e aumenta 10% na nota da prova.

1. Estudar o conteúdo da prova

Essas estratégias se tratam de probabilidades, quanto mais você souber do conteúdo mais questões você elimina e maior a probabilidade de acerto na hora do chute. Quem nunca ficou em dúvida entre duas alternativas muito parecidas e acabou marcando a errada? Acredito que muitos.  Pense comigo, se você ficar entre duas questões terá 50% de chances, essa chances diminuem conforme aumenta o número de questões.

2. Chutar no tempo certo

Nada vai adiantar se você usar as 4 horas que tem pra fazer a prova tentando resolver as questões, chegar no final ter várias questões sem respostas e não ter tempo pra chutar. Segundo o Professor Paulo Sampaio, você deve chutar quando o tempo para realizar a prova estiver acabando, tentando eliminar o máximo de questões possíveis antes de chutar.

3.  Não chute sempre na mesma

Apesar de muitos aconselharem a chutar sempre na mesma questão, esse é um método bastante arriscado, pois o MEC exige igualdade nas questões, em torno de 20% para cada letra.

4. Eliminação

Elimine o máximo de questões que conseguir, isso aumentará sua probabilidade de acerto. Um exemplo, você não sabe nada sobre a matéria, mas a pergunta claramente pergunta por bananas e metade das alternativas repondem vegetais. Elimine vegetais.

5. Repetição

Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Note no exemplo a seguir que as palavas Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco

6. Respostas semelhantes

Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Veja esse exemplo, nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

   A) 10,8
   B) 15,2
   C) 15,5
   D) 18,2
   E) 20,5

fonte: http://queromedicina.com/artigo/125/passei-chutando-no-enem